Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Steyermarkina dispalata (Gardner) R.M.King & H.Rob. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-05-2012

Criterio: D2

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com distribuição restrita (AOO=20 km²), sujeita a menos de cinco situações de ameaça. No Rio de Janeiro, encontra-se relativamente protegida em unidade de conservação (SNUC), mas, em São Paulo e no Paraná, as áreas em que ocorre apresentam-se perturbadas pela extração ilegal de madeira, ocupação desordenada e mineração, que causam o declínio continuado na EOO, AOO, qualidade do habitat e do numero de indivíduos maduros. Além disso, essas ameaças podem levar a espécie a categorias de maior risco em um futuro próximo. Assim, foi avaliada como "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Steyermarkina dispalata (Gardner) R.M.King & H.Rob.;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​A espécie se caracteriza pelo hábito escandente; com folhas oblongas de ápice agudo, glabras; e capítulos com 5 flores em corimbos tirsóide-paniculados (Baker, 1873).

Distribuição

Ocorre em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Hattori, 2012).

Ecologia

Arbusto escandente a liana, perene, habita formações florestais ombrófilas de baixada e altitude elevada, sendo também encontrada em ambientes estacionais. Fértil de junho a novembro, polinizada por insetos e dispersada pelo vento (Borges, com. pess.).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes A Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), floresta típica da Região Sul do Brasil , apresentava uma área de distribuição original situada entre 200.000 a 250.000 km². Atualmente os remanescentes florestais não perfazem mais do que 1% da área original, e suas espécies arbóreas estão relacionadas na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção (Medeiros et al., 2005).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes A Mata Atlântica é um bioma caracterizado pela alta diversidade de espécies e pelo elevado grau de endemismo. No entanto, o bioma é bastante ameaçado pela retirada da cobertura vegetal, ocasionada por diversas atividades antrópicas, restando hoje cerca de 7% a 8% de sua área original (Galindo-Leal; Câmara, 2005).

Ações de conservação

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: Um aspecto que ressalta a criticidade da Floresta Ombrófila Mista é a carência de espaços legalmente protegidos, sob a forma de unidades de conservação (SNUC), na sua área de ocorrência original. Face ao intenso processo de degradação florestal observado, a implantação de unidades de conservação de proteção integral se insurge como estratégia inadiável (Medeiros et al., 2005).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Extinta" (EX) pela Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção de São Paulo (SMA-SP, 2004).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

Referências

- TELES, A.M.; LOEUILLE, B.; HATTORI, E.K.O.; HEIDEN, G.; BAUTISTA, H.P.; GROKOVISKO, L.; RITTER, M.R.SETHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A.; ET AL. Asteraceae. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 170 p.

- BAKER, J.G.MARTIUS, C.P. VON & EICHLER, A.W. & URBAN, I. Compositae I: Vernoniaceae. 1873. 1-179 p.

- MEDEIROS, J.D.D.; SAVI, M.; BRITO, B.F.A. Seleção de áreas para criação de Unidades de Conservação na Floresta Ombrófila Mista. Biotemas, v. 18, n. 2, p. 33-50, 2005.

- HATTORI, E.K.O. Steyermarkina in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB114495>.

- GALINDO-LEAL, C; CÂMARA, I.G. Mata Atlântica: biodiversidade, ameaças e perspectivas. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 472 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Steyermarkina dispalata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Steyermarkina dispalata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/05/2012 - 13:55:41